segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Atividade Blog - 05/08/13

                    De acordo com a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) é papel do professor do AEE na escola e na sala de SRM identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando as suas necessidades específicas. O atendimento educacional especializado tem por objetivo garantir aos alunos com deficiências especiais a possibilidade de aprender o que é diferente do ensino comum e desenvolver aquelas habilidades de que eles necessitam para poderem ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.O professor tem a função  de complementar ou suplementar a formação do educando através da disponibilização de serviços e estratégias que busquem viabilizar à sua participação nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar, para que o mesmo,  com autonomia, possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor  qualidade de vida.Cabe-lhe ainda, manter uma articulação constante com  o professor da sala de aula, família e diferentes profissionais envolvidos neste processo, para juntos, fazer suas diferentes ações convergir para um mesmo objetivo, o desenvolvimento do educando com necessidades especiais.
                    Para o bom desenvolvimento do trabalho do professor do AEE, a importância do estudo de caso.Através dele, o professor do AEE conhecerá o aluno , tanto no contexto familiar como no escolar. É imprescindível que o professor conheça o aluno e suas particularidades, ajudando-o a atuar no ambiente escolar e fora dele, considerando suas especificidades cognitivas.Com base nestas informações o professor do AEE , será capaz de construir um perfil do educando, identificando as potencialidades e dificuldades dele e dos demais atores envolvidos com o aluno e a partir daí  elaborar o plano do AEE.
                    O plano do AEE contribuirá para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos atendidos na SRM, quando o professor  do AEE organiza situações de aprendizagem  a partir dos interesses  manifestados pelo aluno e escolhas diante das possibilidades existentes.A oferta de diferentes opções de atividades influenciam no desenvolvimento do aluno frente à
s diferentes situações de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário