quarta-feira, 16 de outubro de 2013

4ª. Atividade: Blog

               Jogos ou atividades que poderão oferecer o desenvolvimento e a aprendizagem do aluno com deficiência intelectual.
Vygotsky estabelece uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem, atribuindo-lhe uma grande importância para o desenvolvimento cognitivo resultante da interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contatos. O jogo e o brincar fazem parte do ser humano em toda e qualquer idade, são fundamentais para o desenvolvimento, pois estimula construção de conhecimento através de aprendizagem significativas. Desta forma o professor pode contar com o uso de diferentes jogos pedagógicos, como estratégias de trabalho para auxiliar o aluno nos demais processos de aprendizagem. Estes permitem ao aluno criar e construir sua forma de aprender, desenvolvendo a capacidade de observação, comparação e atenção. Além destes aspectos o jogo permite a elaboração de estruturas como classificação, ordenação, estruturação, resolução de problemas e estratégias de leitura e escrita.
Segundo os PCNs ([200-], p. 56) o jogo oferece o estímulo e o ambiente propício que favorecem o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos e permite ao professor ampliar seu conhecimento de técnicas ativas de ensino, desenvolver capacidades pessoais para estimular os alunos a capacidade de comunicação e expressão, mostrando-lhe uma nova maneira , lúdica e prazerosa e participativa, de relacionar-se com o conteúdo escolar, levando a uma maior apropriação dos conhecimentos envolvidos.

CAI NÃO CAI
Estimula:
Atenção, motricidade, percepção visual,
noção de cor e quantidade.
Descrição:
Garrafa plástica descartável, contas ou material de contagem e varetas.
Fazer vários furos com arame quente de um lado ao outro da garrafa. Colorir varetas
(palitos de churrasco) em várias cores. Selecionar material de contagem nas
mesmas cores das varetas. Para montar o jogo colocam-se as varetas nos furos da
garrafa e, após, o material de contagem.
Possibilidades de exploração:
-Retirar uma a uma as varetas sem deixar cair as peças.
-Pode participar uma criança para cada cor de vareta. Cada jogador escolhe
uma cor e, na sua vez de jogar, só poderá movimentar as suas varetas, tentando
não deixar cair as suas contas.




DESCUBRA A PALAVRA
Estimula:
Alfabetização, pensamento lógico.
Descrição:
Caixas de fósforo recobertas com papel contacto ou fantasia, onde estão
guardadas cartelinhas com silabas que compõem uma palavra. Por fora da caixa
poderá estar escrita a palavra ou colada uma figura correspondente.
Exploração:
Distribuir as caixinhas para que descubram qual a palavra que pode ser
formada com aquelas silabas, ou para que formem a palavra escrita na caixa, ou o
nome da figura correspondente.



TOCA DO RATINHO
Estimula:
Motricidade fina, percepção visual
e noção de quantidade.
Descrição:
Selecionar uma tampa de caixa grande (+ - 60x40 cm), uma bolinha de gude
pequena, seis potes de iogurte e pintar três de uma cor e três de outra. Fazer um
corte em forma de toca, colar as cores alternadas. Colocar os números de um a seis,
sendo uma cor para os números ímpares e a outra para os pares.
Possibilidades de exploração:
-Cada criança num determinado tempo tenta colocar a bolinha na toca,
“chutando-a” com os dedos. Cada vez que conseguir, faz os pontos especificados
em cada peça.




Referências Bibliográficas:

MAFRA, Sandra R.C. O Lúdico e o Desenvolvimento  da Criança com Deficiência Intelectual. 2008.

Um comentário:

  1. Luciene, de acordo com Lino Macedo (2000), os jogos possibilitam a produção de uma experiência significativa para as crianças, tanto em termos de conteúdos escolares, como no desenvolvimento de competências e habilidades. Ótimas sugestões.

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